Butão
- EasyWave
- 28 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
O Butão é um país interior localizado no sul da Ásia. Faz fronteira a norte com a China e com a Índia. Mais a oeste, está separado do Nepal pelo estado indiano de Siquim, enquanto mais ao sul está separado de Bangladesh. A capital e maior cidade do Butão é Thimbu.

A revista BusinessWeek avaliou o Butão o país mais feliz na Ásia e o oitavo país mais feliz do mundo.

A paisagem do Butão varia de planícies subtropicais no sul às alturas sub-alpinas no norte dos Himalaias, onde alguns picos excedem a altitude de 7 000 metros. Em 1997 a área total foi relatada como cerca de 46 500 km² e de 38 394 km² em 2002. A religião oficial é o budismo vajrayana e é seguida pela grande maioria da população, estimada 802 163 em 2017. O hinduísmo é a segunda maior religião.
A Cultura
O Butão tem uma herança cultural rica e única que tem, em grande parte, permanecido intacta por causa de seu isolamento do resto do mundo até o início dos anos 1960. A cultura butanesa é uma das principais atrações para os turistas, assim como as tradições do país.
Os costumes tradicionais do Butão estão profundamente gravados na sua herança budista. O hinduísmo também serviu como influência e referência nos costumes de tradição e cultura butaneses, predominantemente nas regiões do Sul. O governo está fazendo cada vez mais esforços para preservar e manter a cultura atual e as tradições do país. Por causa de seu ambiente natural - grande parte ainda intocado - e do património cultural, o Butão tem sido referido como "O Último Shangri-La".
A cultura butanesa já foi definida como sendo, simultaneamente, patriarcal e matriarcal e o membro que detém a maior estima é considerado o chefe da família. O Butão também já foi descrito como tendo um regime feudal e caracterizado pela ausência de uma forte estratificação social.

Todos os estados (ou Dzongkhags) do Butão possuem um festival chamado Tshechu. É um festival de danças e cerimonias religiosas durante um período de 10 dias (o nome Tshechu significa "10 dias" ), sendo o maior deles o "Paro Tshechu"
Nos tempos pré-modernos existiram três grandes classes:
A comunidade monástica, a liderança da qual veio a nobreza;
Os empregados civis leigos, que dirigiam o aparato governamental;
E os agricultores, a maior classe, que viviam em aldeias auto-suficientes.

Enquanto que os cidadãos butaneses são livres para viajar para o exterior, o Butão é visto como inacessível por muitos estrangeiros. Outra razão para que seja um destino impopular é o custo económico, que é considerado alto para os turistas e no setor económico turístico. A entrada é gratuita para os cidadãos da Índia e Bangladesh, mas os estrangeiros de outros países são obrigados a inscrever-se com um operador turístico butanês e pagar cerca de US$ 250 dólares americanos por cada dia em que permanecer no país, embora esta taxa cobre a maioria das despesas de viagem, alojamento e refeições. O país recebeu por volta de 71 mil visitantes de fora da SAARC em 2017, sendo um total de 254 mil visitante no país em 2017.
Boa Viagem,
EasyWave.
Comments