Valetta
- EasyWave
- 17 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Valetta e situa-se na costa leste da ilha de Malta. Situa-se na península homónima, dispondo de dois portos naturais: Marsamxett e Grand Harbour. O nome oficial da cidade foi dado pela Ordem de São João e é Humilissima Civitas Valletta — A Humílima Cidade de Valeta. Contudo, com a construção dos bastiões, muralhas e revelins, ao mesmo tempo que a cidade se desenvolvia com inúmeros edifícios barrocos, a cidade passou a ser apelidada de Superbissima.

Património Mundial
A capital maltesa está intrinsecamente ligada à história da Ordem de São João de Jerusalém. Foi dominada por Fenícios, Gregos, Cartagineses, Romanos, Bizantinos, Muçulmanos e pela Ordem de São João ao longo da sua larga história. Os 320 monumentos de Valeta nuns escassos 55 hectares, fazem da cidade um dos locais de maior densidade histórica do mundo.

Os critérios para a eleição de Valeta como património mundial foram o facto de representar uma obra-prima do génio criativo humano e estar diretamente ou tangivelmente associado a eventos ou tradições vivas, com ideias ou crenças, com trabalhos artísticos e literários de destacada importância universal.
Geografia
Valeta fica situada na parte central da costa leste da ilha de Malta. A cidade está edificada na península homónima, no sopé do Monte Sceberras: É delimitada a sudoeste pela cidade de Floriana, e a norte e a sul pelos portos naturais de Grand Harbour e Marsamxett, respectivamente.
Clima
O clima na cidade de Valeta, é, como em todo o país, mediterrânico. No Verão a temperatura média é de 21 °C e no Inverno de 15 °C. Os níveis médios de precipitação são cerca de 500mm, o que faz com que o clima se assemelhe muito ao árido.
Turismo
Uma das principais actividades económicas de Valeta, e mesmo de Malta, é o turismo. O facto do centro histórico da cidade ser património mundial da UNESCO está intimamente relacionado com a procura turística; a Co-Catedral de São João, a Catedral de São Paulo Anglicano, ou os palácios e albergues espalhados pela cidade atraem muitos turistas. O clima agradável da ilha é também uma factor que abona a favor do turismo na cidade; Valeta é um importante porto de cruzeiros no Mediterrâneo.
Para além do património histórico, um dos outros motivos pelo qual a cidade é conhecida é pelas suas festividades. O Carnaval de Valeta é a mais importante festa, e que todos os anos leva muita gente à cidade. As festas de Nossa Senhora do Carmo a 16 de Julho, São Paulo a 10 de Fevereiro, São Domingos a 4 de Agosto e Santo Agostinho no terceiro Domingo depois da Páscoa são igualmente importantes e muito celebradas.
Boa viagem,
Easywave.
Comments