Atlanta, Estados Unidos.
- EasyWave
- 31 de jan. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 3 de fev. de 2020
Atlanta é capital, cidade com mais população, e o principal centro cultural, económico e político do estado norte-americano da Geórgia. A região metropolitana, chamada de Grande Atlanta, é a nona mais polulada do país, com 5 457 831 habitantes em 2012. Localiza-se no Condado de Fulton, do qual a cidade é sede.

A cidade foi fundada em 1837 com o nome de Terminus, passou a chamar-se Marthasville em 1843, tendo seu nome sido renomeada para Atlanta dois anos depois, em 1845. Em 1864, sofreu com as ações da Guerra de Secessão, sendo destruída durante o desenvolvimento do conflito. Atlanta foi reconstruída após a guerra, tornando-se a capital do estado em 1868.
O Aeroporto de Atlanta Hartsfield Jackson é o mais movimentado do mundo desde 1998, com uma movimentação de 96,1 milhões de passageiros em 2014.
A revitalização dos bairros de Atlanta, inicialmente estimulada pelos Jogos Olímpicos de 1996, intensificou-se no século XXI, alterando a demografia, política e cultura da cidade.

Atlanta é considerada uma "cidade alfa" no mundo, possuindo um Produto interno bruto de U$ 270,00 biliões. A economia da cidade ocupa o 15º lugar entre as cidades do mundo e a sexta posição entre as cidades norte-americanas. Embora a economia de Atlanta seja considerada diversificada, há alguns setores dominantes, como a logística, serviços profissionais e negócios, operações de mídia e tecnologia da informação.
Clima
Atlanta possui um clima subtropical húmido, com Verões quentes e Invernos relativamente frios. A precipitação é bem distribuída ao longo do ano, sem estações secas. No verão, a temperatura durante a tarde atinge 30 °C na maioria dos dias e a maior temperatura da cidade foi 41 °C, em julho de 1980.
Turismo
Atlanta atrai o quarto maior número de turistas estrangeiros de todo os Estados Unidos. Mais de 478.000 visitantes estrangeiros chegaram à cidade em 2007. Nesse mesmo ano (segundo a revista Forbes), foi estimado que Atlanta atraiu 37 milhões de visitantes para a cidade.

A cidade apresenta o maior aquário indoor do mundo, o Georgia Aquarium, que abriu oficialmente ao público em 1 de abril de 2002. O novo Mundo da Coca-Cola, adjacente ao Aquário abriu em maio de 2007 e apresenta ao mundo a história da famosa marca de refrigerantes e proporciona ao visitante a oportunidade de provar diferentes produtos Coca-Cola de todo o mundo. Underground Atlanta, um histórico complexo comercial e de entretenimento fica sob as ruas da baixa Atlanta. Atlantic Station, um novo projecto de grande renovação urbana sobre a aresta noroeste do Midtown Atlanta, abriu oficialmente em outubro de 2005.

Atlanta tem uma variedade de museus, sobre os assuntos que vão desde a história das belas artes, história natural, e bebidas ou drogas. Museus e atrações da cidade incluem o Atlanta Centro Histórico, o Centro Carter, o Martin Luther King Jr. National Historic Site; APEX Museum; o Atlanta ciclorama e Civil War Museum; histórica casa museu Rodes Hall; e da Câmara e Margaret Mitchell Museum. Museus infantis incluem The Fernbank Science Center e Imagine It! Children's Museum of Atlanta.
Piedmont Park acolhe muitos dos festivais de Atlanta e eventos culturais. O Atlanta Botanic Garden se situa ao lado do parque. Zoo Atlanta, no Grant Park, apresenta uma exposição panda. No leste da cidade está Stone Mountain, a maior peça de granito exposta no mundo.

O que visitar:
A partir de 2010, Atlanta foi a sétima cidade mais visitada nos Estados Unidos, com mais de 35 milhões de visitantes por ano. Embora a atração mais popular entre os visitantes de Atlanta seja o Aquário da Geórgia, o maior aquário indoor do mundo. A indústria do turismo de Atlanta é impulsionada principalmente pelos museus de história e atrações ao ar livre da cidade.
Atlanta contém uma quantidade notável de museus e locais históricos, incluindo o Sítio Histórico Nacional Martin Luther King, Jr., que inclui a casa de infância preservada do Dr. Martin Luther King, Jr. , bem como seu local de descanso final; o Atlanta Cyclorama & Civil War Museum, que abriga uma enorme pintura e diorama em volta, com uma plataforma de audiência central rotativa, retratando a Batalha de Atlanta na Guerra Civil; o World of Coca-Cola, apresentando a história da mundialmente famosa marca de refrigerantes e sua publicidade bem conhecida; o Hall da Fama do Football College que homenageia o futebol universitário e seus atletas; o Centro Nacional de Direitos Civis e Humanos, que explora o movimento pelos direitos civis e sua conexão com os movimentos contemporâneos de direitos humanos em todo o mundo; o Carter Center e a Biblioteca Presidencial, abrigando o Presidente dos EUA Jimmy Carter papéis e outros materiais relacionados à administração Carter e à vida da família Carter; e a Casa e Museu de Margaret Mitchell, onde Mitchell escreveu o romance best seller: "Gone with the Wind".

Atlanta contém várias atrações ao ar livre. O Jardim Botânico de Atlanta, adjacente ao Piedmont Park, abriga a Kendeda Canopy Walk de 180 metros, uma passarela que permite aos visitantes visitar uma das últimas florestas urbanas remanescentes da cidade a partir de 40 pés. alta (12 m). O Canopy Walk é considerado o único caminho de nível de copa de seu tipo nos Estados Unidos. O Zoo Atlanta, no Grant Park , acomoda mais de 1.300 animais, representando mais de 220 espécies. Lar das maiores coleções de gorilas e orangotangos do país, o Zoológico é um dos únicos quatro zoológicos dos EUA a abrigar pandas gigantes. Os festivais que exibem artes e ofícios, filmes e música, incluindo o Atlanta Dogwood Festival, o Atlanta Film Festival e o Music Midtown, respectivamente, também são populares entre os turistas.
Boa Viagem,
EasyWave.
Comments