top of page

Austrália

  • Foto do escritor: EasyWave
    EasyWave
  • 19 de jun. de 2019
  • 4 min de leitura

Atualizado: 20 de ago. de 2019

A Austrália, é um país do hemisfério sul, localizado na Oceania, que compreende a menor área continental do mundo ("continente australiano"), a ilha da Tasmânia e várias ilhas adjacentes nos oceanos Índico e Pacífico. O continente-ilha, como a Austrália por vezes é chamada, é banhado pelo oceano Índico, ao sul, e a oeste pelo mar de Timor, mar de Arafura e Estreito de Torres, a norte, e pelo mar de Coral e mar da Tasmânia, a leste. Através destes mares, tem fronteira marítima com a Indonésia, Timor-Leste e Papua-Nova Guiné, a norte, e com o território francês da Nova Caledónia, a leste, e a Nova Zelândia a sudeste.



Durante cerca de quarenta mil anos antes da colonização europeia iniciada no final do século XVIII, o continente australiano e a Tasmânia eram habitadas por cerca de 250 nações individuais de aborígenes. Após visitas esporádicas de pescadores do norte e pela descoberta europeia por parte de exploradores holandeses em 1606, a metade oriental da Austrália foi reivindicada pelos britânicos em 1770 e inicialmente colonizada por meio do transporte de presos para a colónia de Nova Gales do Sul, fundada em 26 de Janeiro de 1788. A população aumentou de forma constante nos anos seguintes, o continente foi explorado e, durante o século XIX, outros cinco grandes territórios auto-governados foram estabelecidos.


Em 1901, as seis colónias se tornaram uma federação e a Comunidade da Austrália foi formada. Desde a Federação, a Austrália tem mantido um sistema político democrático liberal estável e continua a ser um reino da Commonwealth. A população do país é de 23,4 milhões de habitantes, com cerca de 60% concentrados em torno das capitais continentais estaduais de Sydney, Melbourne, Brisbane, Perth e Adelaide. Sua capital é Camberra, localizada no Território da Capital Australiana.


Tecnologicamente avançada e industrializada, a Austrália é um próspero país multi-cultural e tem excelentes resultados em muitas comparações internacionais de desempenhos nacionais, tais como saúde, esperança de vida, qualidade de vida, desenvolvimento humano, educação pública, liberdade económica, bem como a proteção de liberdades civis e direitos políticos. As cidades australianas também rotineiramente situam-se entre as mais altas do mundo em termos de habitabilidade, oferta cultural e qualidade de vida.


O meio ambiente Australiano:


Embora a maior parte da Austrália seja semiárida ou desértica, o país possui uma variada gama de habitats (de charnecas alpinas até florestas tropicais), sendo reconhecido como um país megadiverso. Devido à idade avançada do continente, os padrões de tempo são extremamente variáveis e o isolamento geográfico de longo prazo tornou a maior parte da biota da Austrália única e diversificada. Cerca de 85% das plantas com flores, 84% dos mamíferos, mais de 45% das aves e 89% dos peixes costeiros da zona temperada são endémicos do país. A Austrália tem o maior número de espécies répteis do mundo (755 espécies).


O que visitar na Austrália:


Sydney



Sydney, capital do estado de Nova Gales do Sul e uma das maiores cidades da Austrália, é especialmente conhecida pela Ópera de Sydney, que fica na orla e tem um design inspirado em velas de barco. O enorme Porto Darling e o porto de Circular Quay, de menores dimensões, são centros da vida à beira-mar. Nas proximidades, ficam a Ponte da Baía de Sydney, em forma de arco, e o Jardim Botânico Real. A Skywalk, plataforma externa da Torre de Sydney, oferece uma visão de 360 graus da cidade e dos subúrbios.


O Aquário de Sydney, o Zoológico de Taronga e o Zoológico Wildlife Sydney abrigam animais como Koalas, cangurus, tubarões e cobras. O Mercado de Peixe de Sydney, em Pyrmont, realiza leilões de frutos do mar e tem restaurantes que servem a pesca do dia. Há opções gastronômicas multiculturais em toda a cidade, como o Chinatown, em Haymarket, e os restaurantes da comunidade italiana, em Leichhardt. A visita a destinos localizados em áreas mais periféricas da cidade, como as praias de Bondi e Manly, ambas muito procuradas para a prática do surfe, deve incluir um passeio de balsa pelo porto.

Melbourne



Melbourne é a capital costeira do estado de Victoria, no sudeste da Austrália. No centro da cidade, fica o moderno Federation Square, com praças, bares e restaurantes ao longo do rio Yarra. Na margem sul, o Melbourne Arts Precinct abriga o Centro de Artes de Melbourne - um complexo teatral - e a National Gallery, com arte australiana e nativa.

O Melbourne Museum e o Royal Exhibition Building exploram a história e a cultura da cidade. O Museu da Imigração e o Museu Chinês apresentam diferentes visões culturais sobre a colonização local, enquanto o Old Melbourne Gaol explora a vida na prisão durante o século 19. Um dos principais destinos de compras é o Queen Victoria Market, uma construção da era vitoriana com barracas de comida. As "laneways" e os centros comerciais do século 19 estão repletos de cafés, galerias e lojas. Os Royal Botanic Gardens, à beira do rio, abrigam mais de 10 mil espécies vegetais, e no Parque Yarra fica localizado o Melbourne Cricket Ground.


Montanhas Azuis



As Blue Mountains são uma região acidentada a oeste de Sydney, em Nova Gales do Sul, Austrália. Seu cenário impressionante é composto de penhascos íngremes, florestas de eucalipto, cachoeiras e aldeias repletas de acomodações para turistas, galerias e jardins. Katoomba, cidade importante da região, faz divisa com o Parque Nacional de Blue Mountains e suas trilhas na natureza. O Echo Point oferece uma vista da formação rochosa de arenito Three Sisters.

Outras cidades de destaque são Leura, conhecida por seus jardins e pela atmosfera chique, e Faulconbridge, local do Corredor de Carvalhos, plantado por sucessivos primeiros-ministros australianos. As atrações naturais na área vão das Wentworth Falls até as iluminadas Cavernas Jenolan, cheias de estalactites, estalagmites e rios subterrâneos. As Blue Mountains, cujo nome é uma alusão à névoa de eucalipto formada sobre elas, também abrangem o Parque Nacional Wollemi, conhecido pelas corredeiras e pelos raros pinheiros Wollemi. O Jardim Botânico das Blue Mountains, no Monte Tomah, tem um exemplar dessa árvore, além de várias espécies exóticas.


Parque nacional Kakadu




Parque nacional biodiversificado com clima de monções e repleto de planícies costeiras, rios e pântanos.

Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta



O Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta é um parque nacional e Património Mundial da Unesco no Território do Norte, Austrália. O parque ocupa uma área de 1326 km². Neste parque encontra-se o Uluru e Kata Tjuta O parque é um dos maiores ecossistemas terrestes no mundo. Como uma Reserva da Biosfera segundo o programa da Unesco O Homem e a Biosfera, junta-se a pelo menos mais outras 11 reservas na Austrália e a um projecto internacional para proteger os maiores ecossistemas do mundo.

Boa Viagem,

EasyWave

Comments


bottom of page