Açores
- EasyWave
- 7 de fev. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de fev. de 2020
Na imensidão do grande oceano Atlântico erguem-se nove ilhas de ma pureza original e verde profundo. Repletas de lagoas rodeadas de flores, e crateras que escondem os mistérios da terra em antigos vulcões. Cada ilha é um caleidoscópio de paisagens de gentes sensíveis e profundas que nos oferecem, um lugar acolhedor para ficar.

As tradições são aqui conservadas com carinho, por uma comunidade coisa de tantas e tão variadas pérolas que, para além da natureza, se referem nos seus cantares, na sua gastronomia e na arquitetura, espelho da fé profunda deste povo.
Três grupos de ilhas de origem vulcânica, apontadas por por exploradores como vestígios da lendária Atlântica. formam o Arquipélago do Açores. O grupo Central, constituído pelas ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, é ladeado a oriente pelas ilhas de São Miguel e de Santa Maria e a
Ocidente pelas ilhas das Flores e Corvo.
Tem uma área de 2.355km quadrados, e tem um clima temperado marítimo e suave por influência da corrente do Golfo, com temperaturas de 13ºc no Inverno e 23ºc no Verão e temperatura de agua entre os 17ºc e 24ºc graus.

São Miguel, é a maior ilha Açoriana e é também uma das que apresenta a maior diversidade paisagística. Lagoas que repousam no fundo de cratera de vulcões antigos. Manifestações ativas de vulcanismo, nas fumarolas das Furnas e Caldeiras da Ribeira Grande. Cascatas de águas férreas. Povoa dos aninhados junto ao mar, junto a relevo montanhoso que se estende pelo interior. Árvores e culturas exóticas, como a do chá e ananás. Tudo envolto interminável manto verde.
O Faial também é conhecida como a "Ilha Azul", o Faial é a ilha internacional dos Açores, Com uma das marinas internacionais mais movimentadas do mundo, é aqui que os "aventureiros" se encontram em volta de um gim tónico. Visitar a ilha é também aventurar-se pelos Capelinhos, numa terra formada há 50 anos apenas mediática erupção vulcânica, deslumbrar-se com a "Caldeira" ou Descontrair na conhecida praia do Porto Pim.

Gastronomia:
Os Açores foram influenciados por contactos externos desde o sei povoamento, no século XV, tornando a gastronomia tradicional bastante rica em sabores. Apesar de poderem ter o mesmo nome, cada receita é única e especial. O marisco é algo muito apreciado, como as amêijoa, criadas naturalmente na Caldeira da Fajã de santo Cristo, na ilha de são Jorge, ou as lapa apimentadas com molho Afonso, no Faial. As lapas grelhadas também são muito requisitadas, assim como o cavaco, santola, o caranguejo e os búzios.
Atividades:
Nadar com os Golfinhos, em ambiente natural, e em pleno mar dos Açores, é uma das maiores experiências que poderá vivenciar em contacto com a vida marinha. Dentro de água, a presença dos golfinhos sublima a imensidão do azul profundo em que encontram.

Passeios de Barco
Uma das principais pérolas dos Açores é o mar que o rodeia, não fosse este um dos recursos que pode desfrutar e em todas as nove ilhas do arquipelago. Os Barcos das várias empresas que, com base na sua experiência e profissionalismo, contornando os recantos das ilhas, vão colocá-los numa perspetiva sobre as ilhas que, de outra forma, não consegue ter.
Mergulho
Os Açores são o local perfeito para a prática de mergulho pela diversidade dos inúmeros spots e fauna que proporcionam desde mergulhos costeiros, abrigados pelas baías, até aos bancos submarinos, tornando-se um destino que facilmente se adapta aos diversos graus de experiência do mergulhador.
Como sempre,
Boa Viagem,
EasyWave.
Comments