top of page

Chile

  • Foto do escritor: EasyWave
    EasyWave
  • 21 de ago. de 2019
  • 3 min de leitura

Chile é um país da América do Sul, que ocupa uma longa e estreita faixa costeira encravada entre a cordilheira dos Andes e o oceano Pacífico. Faz fronteira ao norte com o Peru, a nordeste com a Bolívia, a leste com a Argentina e a Passagem de Drake, a ponta mais meridional do país.



É um dos dois únicos países da América do Sul que não tem uma fronteira comum com o Brasil, além do Equador. O Pacífico forma toda a fronteira oeste do país, com um litoral que se estende por 6 435 quilómetros. O território chileno inclui alguns territórios ultramarinos, como o Arquipélago Juan Fernández, as Ilhas Desventuradas, a ilha Sala y Gómez e a ilha de Páscoa, as duas últimas localizadas na Polinésia. O Chile reclama a soberania de 1 250 000 quilómetros quadrados de território na Antárctica.


Geografia


Uma longa e espremida faixa do Cone Sul, no lado oeste da Cordilheira dos Andes, o Chile estende-se por 4630 quilómetros de norte a sul, mas apenas em 430 quilómetros em seu ponto mais largo de leste a oeste.



Isto abrange uma notável variedade de paisagens. O país contém 756 950 quilómetros quadrados da área de terra. Sua curta extensão leste-oeste em relação a sua longa extensão norte-sul faz com que ele se torne o país mais estreito do mundo.


O norte do Deserto de Atacama contém uma grande riqueza mineral, principalmente de cobre e nitratos. O relativamente pequeno Vale Central, que inclui Santiago, domina o país em termos de população e de recursos agrícolas. Esta área também é o centro histórico do qual o Chile se expandiu no final do século XIX, quando integrou as regiões do norte e do sul.


O sul do Chile é rico em florestas, pastagens e apresenta uma série de vulcões e lagos. A costa sul é um labirinto de penínsulas de fiordes, enseadas, canais e ilhas. A Cordilheira dos Andes está localizada na fronteira oriental. O Chile é o maior país Norte-Sul do mundo, e também reivindica 1 250 000 km² da Antárctica como parte de seu território. No entanto, esta última afirmação é suspensa nos termos do Tratado da Antárctica, do qual o Chile é signatário.


Clima:


O clima do Chile compreende uma ampla gama de condições climáticas devido à sua grande escala geográfica, estendendo-se através de 38 graus de latitude. O Chile dentro de suas fronteiras hospeda pelo menos sete dos principais subtipos climáticos, variando de deserto no norte, a tundra alpina e geleiras no leste e sudeste, subtropical húmido na Ilha de Páscoa, oceânico no sul e mediterrânico no centro. Há quatro estações na maior parte do país: verão (Dezembro a Fevereiro), outono (Março a Maio), inverno (Junho a Agosto) e primavera (Setembro a Novembro).



Em uma escala sinóptica dos fatores mais importantes que controlam o clima chileno são o Anticiclone do Pacífico, a área de baixa pressão circumpolar sul, a fria Corrente de Humboldt, a escala do litoral chileno e a Cordilheira dos Andes. Apesar da largura do território do Chile, algumas regiões do interior podem experimentar grandes oscilações de temperatura e cidades, como San Pedro de Atacama, podem até mesmo experimentar um clima continental. No extremo nordeste e sudeste da fronteira do Chile se estende além dos Andes para o altiplano e as planícies da Patagónia, dando a essas regiões os padrões climáticos semelhantes aos vistos na Bolívia e na Argentina, respectivamente


Boa viagem,

EasyWave.

Comments


bottom of page