top of page

Finlândia

  • Foto do escritor: EasyWave
    EasyWave
  • 3 de mar. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 4 de mar. de 2020

Finlândia é um país nórdico situado na região da Fino-Escandinávia, no norte da Europa. Faz fronteira com a Suécia a oeste, com a Rússia a leste e com a Noruega ao norte, enquanto a Estónia está ao sul através do Golfo da Finlândia. A capital do país é Helsínquia. Cerca de 5,3 milhões de pessoas vivem na Finlândia, sendo que a maior parte da população está concentrada no sul do país.



É o oitavo maior país da Europa em extensão e o país menos densamente povoado da União Europeia. A língua materna de quase toda a população é o finlandês, que é uma das línguas fino-úgricas e é mais estreitamente relacionado com o estoniano. O finlandês é apenas uma das quatro línguas oficiais da UE que não são de origem Indo-Europeia. A segunda língua oficial da Finlândia - o Sueco - é a língua nativa de 5,5 por cento da população.

A Finlândia é um país com milhares de lagos e ilhas, 187 888 lagos e 179 584 ilhas, mais concretamente. Um destes lagos, o Saimaa, é o 5º maior lago da Europa. A paisagem finlandesa é predominantemente plana, com algumas colinas e montes baixos. O ponto mais alto do país, o Halti, com 1328 m, encontra-se no extremo norte da Lapónia.


Cerca de 75% da área terrestre do país está coberto por Taiga (ou floresta boreal), com pouca terra arável, o tipo mais comum de rocha é o granito. A Morena é o tipo mais comum de solo, coberto por uma fina camada de húmus de origem biológica. Podzol é visto na maioria das épocas do ano, excepto nos períodos de pouca drenagem, nessa época o solo é ocupado por Gleysoils e Pauls.



Grande parte das ilhas estão localizadas no sudoeste, no Mar do Arquipélago, parte do arquipélago das ilhas Alanda, e ao longo da costa sul do Golfo da Finlândia. A Finlândia é um dos poucos países cuja superfície ainda se expande, devido a recuperação pós-glacial que está sofrendo desde a última era glacial a superfície se expande cerca de 7 quilómetros por ano.


Um quarto do território finlandês situa-se a norte do Círculo Polar Ártico, e consequentemente é possível experimentar o Sol da meia-noite, mais frequente à medida que se caminha para norte. No ponto mais setentrional da Finlândia, o Sol não se põe durante 73 dias no verão e não nasce durante 51 dias no inverno. A distância que separa o extremo sul do país, Hanko, do extremo norte, Nuorgam, é de cerca de 1.445 quilómetros, o que daria cerca de 18 horas de condução.


O Clima


Assim como a fauna, o clima da Finlândia é extremamente diversificado devido a localização geográfica do país, como, por exemplo, as temperaturas muito adequadas para cultivo de grãos ao sul, mas não recomendadas para agricultura em geral ao norte devido à proximidade com o ártico.


Como dito antes, a localização é a maior razão do clima diversificado do país, cujo inverno pode durar 180 dias de acordo com a região; o sul costuma ficar coberto de neve de 3 a 4 meses por ano, e o norte, até 7 meses. O inverno é extremamente rigoroso, podendo atingir temperaturas glaciais, com baixas de até -15 °C em Janeiro e Fevereiro ao sul, e -30 °C ao norte; nessa estação, as temperaturas raramente passam de +10 °C.



Com a chegada do verão e as ações do Sol da meia-noite na Escandinávia a temperatura média fica entre +15 °C e +20 °C, mas dependendo das actividades solares podem alcançar os +30 °C em algumas épocas.


Na Finlândia, as chuvas são amenas e pouco frequentes, com média de 500 a 600 milímetros anualmente ao norte e cerca de 700 milímetros ao sul, sendo que mais da metade das chuvas caem em forma de nevasca. Como o país se encontra em uma zona de ventos de latitude média, na fronteira entre massas de ar polares e tropicais, há várias variações em sucessões rápidas; as condições meteorológicas na Finlândia dependem de vários pontos como o Ciclone tropical localizado em regiões da Islândia e os anticiclones na Sibéria e nos Açores. As variações de clima nesses lugares variam muito e podem moldar o tempo por longos períodos durante o ano.


Transportes


O amplo sistema de estradas é utilizado principalmente para o transporte de cargas internas e tráfego de passageiros. A despesa anual da rede rodoviária, de cerca de 1 mil milhões de euros, é paga com impostos para veículos e combustíveis que ascendem em torno de 1,5 milhões de euros e 1 mil milhões de euros.


O Aeroporto de Helsínquia-Vantaa é o maior e mais movimentado aeroporto da Área Metropolitana de Helsinque e de toda a Finlândia.


A principal porta de entrada de passageiros internacionais é o Aeroporto de Helsínquia-Vantaa, com mais de 13 milhões de passageiros em 2008. O Aeroporto de Oulu é o segundo maior e cerca de 25 outros aeroportos tem serviços regulares de passageiros. As empresas sediadas em Helsinque-Vantaa Finnair, Blue1 e Finncomm Airlines vendem serviços aéreos, tanto nacional como internacionalmente. Helsinque tem uma localização ideal para o transporte marítimo de longo curso entre a Europa Ocidental e o Extremo Oriente.



Apesar da baixa densidade populacional, o governo gasta anualmente cerca de 350 milhões de euros[carece de fontes] para manter os 5.865 km de até para muitas cidades rurais. Apenas uma empresa ferroviária opera na Finlândia, o Grupo VR, que tem uma quota de mercado de 5% de passageiros (dos quais 80% são viagens urbanas na Grande Helsínquia) e uma quota de 25% do mercado de cargas. Helsínquia também tem uma rede ferroviária urbana.


A rota entre Helsínquia e Taline, é uma das mais movimentadas rotas marítimas de passageiros do mundo


Boa Viagem,

EasyWave.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page