top of page

Fukuoka

  • Foto do escritor: EasyWave
    EasyWave
  • 29 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de jan. de 2020

Fukuoka é a capital da Prefeitura de Fukuoka, está situada na costa norte da ilha Japonesa de Kyushu. É a cidade mais populosa da ilha, seguida de Kitakyushu. A cidade foi designada em 1 de abril de 1972, por decreto governamental.


Desde 2015, Fukuoka é a sexta maior cidade do Japão, tendo ultrapassado Kobe.



Clima


Fukuoka possui um clima subtropical úmido, tendo verão quentes e úmidos e invernos relativamente suaves. A cidade também vê uma média de 1.600 mm de precipitação por ano, com chuva intensa entre os meses de junho e setembro. Junto com a maior parte da prefeitura, Fukuoka tem um clima moderado com uma temperatura média anual de 16.3 °C, uma umidade média de 70% e 1.811 horas de luz do sol anuais. Cerca de 40% do ano é nublado.


As temperaturas no inverno raramente caem abaixo de 0 °C e raramente neva, embora a chuva leve caia na maioria dos dias, se não tão consistente quanto no lado do Mar do Japão de Honshu. As primaveras são mornas e ensolaradas, com cerejeiras florescendo no final de março e início de abril. A temporada de chuva (tsuyu) dura aproximadamente seis semanas entre junho e julho, durante esta época a umidade é muito alta e as temperaturas ficam entre 25 °C e 30 °C. No verão as temperaturas podem atingir os 37 °C. O outono é geralmente considerado a melhor época de Fukuoka, é ameno e seco, ainda que a temporada de tufões acontece entre agosto e setembro.


Cultura


Em Fukuoka nasceu em 1953 o escultor Etsuro Sotoo, célebre por trabalhar no Templo Expiatório da Sagrada Família, em Barcelona.


Em Fukuoka nasceu também, em 1978, a cantora de J-pop, Ayumi Hamasaki, uma das cantoras mais bem-sucedidas e famosas do Japão e de toda Ásia.


A província possui dos grandes eventos de atletismo anuais: A Corrida Internacional de Fukuoka e Maratona Aberta Internacional de Fukuoka. A maratona vem ocorrendo na cidade desde 1959 e já foi palco de muitos recordes mundiais quebrados na história.


A província de Fukuoka possui o maior número de grupos de yakuza entre todas as províncias: o Kudo-kai, o Taishu-kai, o Fukuhaku-kai, o Dojin-kai e o Kyushu Seido-kai. Entre 2004 e 2009, e no começo de 2011, a maior incidência de acidentes com armas no Japão ocorre na Província de Fukuoka. Esses incidentes são causandos principalmente pelos grupos de yakuza locais, mais especificamente o Kudo-kai, o Dojin-kai e o Kyushu Seido-kai.


A província de Fukuoka tem o maior índice de crime cometido por jovens entre todas as províncias do Japão desde 2003.



Turismo


  • Museu de Arte de Fukuoka - situa-se no Parque de Ohori; abriga uma ampla seleção de arte contemporânea dentre outras de vários países do mundo.

  • Museu de Arte Asiática de Fukuoka - abriga obras de arte de vários países da Ásia.

  • Museu da Cidade de Fukuoka - mostra uma grande variedade de itens da história da região, incluindo um espetacular selo de ouro.

  • Museu da Invasão Mongol - localiza-se no Parque Higashi Koen; expõe armas e armaduras japonesas e mongóis do século XIII bem como pinturas de temas históricos.

  • Museu Folclórico Hakata Machiya - dedica-se a exibir as tradições, discursos e a cultura da região de Fukuoka.

  • Fukuoka Tower - O maior arranha-céus costeiro do Japão mede 234 metros. Do seu topo, é possível ver a maior parte da cidade.


Boa Viagem,

EasyWave.

Comments


bottom of page