top of page

Machu Picchu

  • Foto do escritor: EasyWave
    EasyWave
  • 7 de nov. de 2019
  • 3 min de leitura

Machu Picchu, também chamada "cidade perdida dos Incas", é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru.





Foi construída no século XV, sob as ordens de Pachacuti. O local é, provavelmente, o símbolo mais típico do Império Inca, quer devido à sua original localização e características geológicas, quer devido à sua descoberta tardia em 1911. Apenas cerca de 30% da cidade é de construção original, o restante foi reconstruído.


O lugar foi elevado à categoria de Património mundial da UNESCO, tendo sido alvo de preocupações devido à interação com o turismo por ser um dos pontos históricos mais visitados do Peru.


Turismo





Machu Picchu recebe turistas do mundo todo. Nas cidades vizinhas de Águas Calientes e Cusco é onde podemos encontrar mais infraestruturas para os turistas.


Formas de acesso


  • A partir da cidade de Cusco a viagem de autocarro leva três a quatro horas, até chegar ao povoado de Águas Calientes. Neste local há autocarros frequentes, que levam cerca de 30 minutos para chegar a Machu Picchu. A ausência de uma rodovia direta a Machu Picchu é intencional e permite controlar o fluxo de visitantes à região, por ser uma reserva nacional. Isso, porém, não impediu o crescimento desordenado (criticado pelas autoridades culturais) de Águas Calientes, que vive do turismo e para o turismo, pois há hotéis e restaurantes de diferentes categorias no local.

  • Seguindo o Caminho Inca em uma caminhada de quatro dias e chegar a Machu Picchu pela "porta do Sol". Pode-se realizar a trilha completa, caminhando os 45 km em quatro dias com pernoites nos acampamentos com infraestruturas, ou fazer o caminho curto, que pode ser realizada de duas maneiras: em dois dias, com pernoite no alojamento próximo às ruínas de Wina Wayna, chegando à Porta do Sol pela manhã ou caminhar os 12 km num único dia, chegando em Machu Picchu no final da tarde.

  • A partir da cidade de Cusco, fazer o passeio do Vale Sagrado dos Incas até Ollantaytambo e aí apanhar o comboio até Aguas Calientes e depois de autocarro até Machu Pichu.

  • Por motivos de preservação ambiental, para proteger a fauna local (ursos, veados, aves), não são mais permitidos vôos de helicóptero na cidade sagrada desde 2010.

O que visitar em Machu Picchu





Templo do Sol


O Templo do Sol é acessível por uma porta dupla, que permanecia fechada. A edificação principal é conhecida como "Torreón", de blocos finamente lavrados. Foi usado para cerimónias relacionadas com o solstício de verão. Uma de suas janelas mostra sinais de ornamentos incrustados que foram arrancados em algum momento da história de Machu Picchu, destruindo parte de sua estrutura. Mostra também sinais de um grande incêndio no lugar. O Torreón está construído sobre uma grande rocha sob a qual há uma pequena cova que foi forrada completamente com argamassa fina. Supõe-se que foi um mausoléu e que em seu interior haveria múmias. Lumbreras também especula que há indícios para afirmar que pode ser o mausoléu de Pachacutec e que sua múmia esteve ali até pouco depois da chegada dos espanhóis em Cusco.


Residência Real


Das construções destinadas a residência real, esta é a mais fina, maior e melhor distribuída. A porta de acesso está à frente da primeira fonte da cidade e, atravessando a rua formada por uma grande escadaria, ao Templo do Sol. Inclui duas peças de grandes monólitos de pedra bem talhada. Uma dessa peças tem acesso a um quarto de serviço com canal de desagúe. O conjunto inclui um curral para lhamas e um terraço privado com vista ao lado leste da cidade.





Quando ir?


O clima de Machu Picchu e Cusco está dividido em duas épocas, a chuvosa e a seca. A chuvosa vai de Novembro a Março com temperaturas de 19ºc a 21ºc. E a época quente que vai de Maio a Outubro com temperaturas de 17ºc a 19ºc. Esta também é a época alta onde a maioria das pessoas decidem visitar Machu Pitcchu.


Boa Viagem,

EasyWave.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page