top of page

Quirguistão

  • Foto do escritor: EasyWave
    EasyWave
  • 23 de jul. de 2019
  • 4 min de leitura

Atualizado: 20 de ago. de 2019

O Quirguistão é um país da Ásia Central, ex-integrante da antiga União Soviética. Tem fronteira ao norte com o Cazaquistão, a oeste com o Uzbequistão, a sul com o Tajiquistão e a leste com a China. Sua capital é Bisqueque, a maior cidade do país.



A história do Quirguistão remonta a mais de 2000 anos, abrangendo uma variedade de culturas e impérios. Apesar de geograficamente isolado por seu terreno montanhoso - o que tem ajudado a preservar sua cultura milenar - o Quirguistão tem sido colocado historicamente na encruzilhada de várias grandes civilizações, ou seja, como parte da Rota da Seda e outras rotas comerciais e culturais. Embora longamente habitado por uma sucessão de tribos e clãs independentes, o Quirguistão caiu periodicamente sob a dominação estrangeira, devido à sua localização estratégica, atingindo soberania como um Estado soberano somente após a dissolução da União Soviética, em 1991.

A maioria dos 5,7 milhões de habitantes do país são etnicamente quirguizes, seguido por minorias significativas de uzbeques e Russos. A língua oficial é o quirguiz, que está intimamente relacionada com as outras línguas turcas, embora a língua Russa também seja falada por uma parte minoritária da população, como parte do legado de uma política secular de Russificação. A religião muçulmana é maioritária no país, representando cerca de 64% da população religiosa. Além de suas origens turcas, a cultura do Quirguistão é composta por elementos de origem persa, mongol e de influência Russa.



Clima e Geografia.


O território do Quirguistão está encravado na Ásia Central, sem saída para o mar, cercado por quatro países: Uzbequistão a oeste, Cazaquistão ao norte, Tajiquistão a sudoeste e República Popular da China a leste e sudeste. O relevo é bastante montanhoso. O país é atravessado pelas cordilheiras de Pamir e Alai, a sudoeste, e pela de Tian Shan, a nordeste, onde encontra-se o ponto mais alto no Pico Jengish Chokusu (Pico Pobeda) e seus 7.439 metros, na fronteira com a China. A rede hidrográfica é formada pelos rios Kara-Suu e Narin, formadores do Rio Sir Dária que correm para sudoeste no Vale de Fergana e pelo lago endorreico Issyk-Kul, localizado a nordeste.

O clima é continental, sendo caracterizado por Verões quentes e Invernos frios. Estepes e pradarias recobrem as terras baixas e a vegetação alpina domina as montanhas.


Etnias e religião.



O Quirguistão tem uma grande mistura de etnias e culturas, sendo os quirguizes o grupo maioritário. Em 1992, a população do Quirguistão foi estimada em 52% de etnia quirguize, 22% russos, 14,5% uzbeques, 1,9% tártaros, 0,5% ucranianos, e uma pequena comunidade de alemães.

Os uigures são uma minoria de alguma importância política. Esse grupo numera apenas cerca de 36 000 pessoas no Quirguistão, mas cerca de 185 000 vivem no vizinho Cazaquistão. A maioria da população uigur, de cerca de oito milhões, encontra-se na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, na China, cuja população é cerca de 24 milhões de pessoas, localizadas ao nordeste do Quirguistão.

Geralmente considera-se que há 40 clãs no Quirguistão. Isto é simbolizado pelos quarenta sóis amarelos no centro da bandeira do Quirguistão. As linhas no interior do sol se dizem a representar um ger.

A religião predominante do Quirguistão é o sunismo (91%). A população russa pertence à Igreja Ortodoxa Russa. As principais igrejas cristãs são a Ortodoxa Russa e a Igreja Ortodoxa Ucraniana.

Bom Apetite!


A culinária da Quirguízia reflecte as mais de 80 etnias e nacionalidades que compõem esta sociedade e também a sua história milenar de pastores nómadas. Os componentes principais da sua mesa são as carnes e lacticínios, preparados com poucos condimentos, e o pão ou as massas de farinha de trigo; no entanto, o arroz, na forma de plov, também encontrou um lugar cimeiro. Mas é preciso explicar que estas características se referem principalmente aos quirguizes, a etnia predominante deste país, enquanto os dunganes e uigures, duas importantes minorias na Quirguízia, têm tradicionalmente uma alimentação mais diversificada.


O que visitar?


Bishkek



Bisqueque, conhecida anteriormente como Pishpek e Frunze, é a capital e maior cidade do Quirguistão. Bisqueque também é o centro administrativo da Província de Chuy. A cidade não faz parte da província, mas sim tem, si própria, status de província do país. Segundo pesquisas, seu nome provavelmente deriva da palavra em quirguiz para uma manteigueira utilizada para fabricar leite de égua fermentado, bebida nacional do país, embora nem todas as fontes concordem com esta afirmação. A cidade foi fundada em 1825 com o nome de Pishpek, servindo como uma fortaleza de Kokand, que tinha por objetivo controlar rotas locais de caravanas e recolher impostos de tribos quirguizes. Em 4 de Setembro de 1860, a fortaleza foi destruída por forças do Império Russo, com apoio dos quirguizes. Em 1868, um assentamento russo foi fundado no lugar da antiga fortaleza, mantendo seu nome original, Pishpek. A cidade esteve, à essa época, sob controle do Governo Geral do Turquestão Russo e seu Oblast de Semirechye. Em 1925, foi criado o Oblast Autônomo Kara-Quirguiz no Turquestão Russo, tendo Pishpek como sua capital.


Issyk-kul



Issyk-Kul é um grande lago endorreico ( uma área na qual a água não tem saída superficialmente, por rios, até ao mar, ou seja, uma bacia hidrográfica sem saída para o mar.) e salgado da Ásia Central, localizado no leste do Quirguistão, na parte norte das montanhas Tian Shan. É o 10.º maior lago do mundo em volume e o maior lago salgado após o mar Cáspio. Embora rodeado por altas montanhas, nunca congela, e daí o seu nome que significa "lago quente" na língua quirguiz.


Karakol



Karakol, anteriormente Przhevalsk, é uma cidade do Quirguistão, capital da província de Issyk-Kul. É a quarta maior cidade do país, contando com uma população de 67.100 habitantes, segundo o censo populacional de 2009.

Toktogul



Reservatório e lago conhecido pela sua beleza natural.


Boa Viagem,

EasyWave

Comments


bottom of page