top of page

San Marino

  • Foto do escritor: EasyWave
    EasyWave
  • 30 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de ago. de 2019


A República de San Marino é um país situado nos Apeninos. Ele é um enclave, completamente envolto pela Itália e que faz fronteira com as províncias italianas da Emília-Romanha e das Marcas. Sua área é de apenas 61 km² com uma população estimada em 30 000 habitantes. Sua capital é a Cidade de San Marino. San Marino é um dos micros estados europeus junto com Liechtenstein, Vaticano, Mónaco, Andorra, e Malta, San Marino tem a menor população de todos os membros do Conselho da Europa.





San Marino é considerado o estado nacional mais antigo do mundo, já que a lenda diz que o país foi fundado em 3 de Setembro de 301 por Marinus de Rab. Diz a lenda que Marinus deixou Rab, então uma colónia romana, em 257, quando o futuro imperador, Diocleciano, emitiu um decreto solicitando a reconstrução dos muros da cidade de Rimini, que havia sido destruída por piratas libúrnios.


Apesar de não ser muito industrializado, San Marino tem um dos maiores rendimentos per capita da Europa. O turismo é a principal fonte de rendimento do país, devido à sua proximidade com o porto de Rimini, no mar Adriático. Outras fontes de rendimento são os bancos, produtos electrónicos e cerâmicas. Cultivam-se vinhas e cereais e criam-se caprinos nos campos.

San Marino tem uma das menores forças armadas do mundo. Seus diferentes ramos têm variadas funções, incluindo: desempenho cerimonial, patrulhamento das fronteiras, montar guarda em prédios do governo, da polícia e de assistência nos principais processos penais. Existe também uma polícia, o Corpo da Gendarmaria da República de San Marino, que é tecnicamente parte das forças militares da república.


Geografia


San Marino é um enclave no centro da Itália. Está situado entre as regiões da Emília-Romanha e das Marcas. Até a independência de Nauru em 1968, San Marino era o menor Estado republicano do mundo. Seu território é montanhoso, incrustado no monte Titano, ramificação oriental dos Apeninos. O Pico de la Rocca (749 m) é o ponto mais alto do país. San Marino possui clima mediterrânico.


Desporto


O país é conhecido mundialmente por dar nome ao Grande Prémio de San Marino de Fórmula 1, e ao Grande Prémio de San Marino de MotoGP. No entanto, estes eventos nunca foram realizados na República de San Marino, mas sim na comuna italiana de Imola e de Misano Adriático, respectivamente.






San Marino também tem seu comité Olímpico reconhecido pelo COI, e ao contrário do que ocorre com outros micro estados, como o Principado de Mónaco e a Cidade do Vaticano, tem sua federação nacional de futebol como membro da FIFA. A seleção de futebol nacional, é considerada como uma das piores do mundo, tendo inclusive levado dez golos da Seleção Belga de Futebol durante as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2002 e 13 da Alemanha na qualificação para o Campeonato Europeu de Futebol de 2008. Em Abril de 2009, a seleção de San Marino perdeu novamente por dez golos sendo desta vez para a Seleção Polonesa de Futebol em jogo válido para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Seu principal clube é o Murata, que fez história por ser a primeira equipe samarinesa a participar da Liga dos Campeões da UEFA. O jogador mais famoso do Murata foi o jogador brasileiro Aldair, que jogou três Copas do Mundo, e que fez sucesso na Roma.


Boa Viagem,

EasyWave

Comments


bottom of page