Tbilisi
- EasyWave
- 30 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de fev. de 2020
Tbilisi é a capital e a maior cidade da Geórgia. Situada às margens do rio Cura. Como capital e cidade com mais população do país, é o principal centro financeiro, corporativo, mercantil e cultural da Geórgia.

Fundada no século V, Tbilisi é um importante centro industrial, social e cultural e vem emergindo como uma rota de trânsito para projetos de energia e de comércio. Estrategicamente localizada no cruzamento entre a Europa e a Ásia, na histórica Rota da Seda, Tbilissi foi disputada entre diversos impérios e potências rivais.
Tbilisi é tem um aeroporto internacional. Suas atrações turísticas incluem a Catedral de Sameba, a Praça da Liberdade, a Catedral Sioni, o Parlamento da Geórgia, a Avenida Rustaveli, a Ópera de Tbilisi e a Basílica Anchiskhati.
A lenda de Tbilisi
Segundo a lenda, a área da cidade era coberta por florestas, por volta do ano 458. Quando o rei Vactangue I caçava na floresta, o seu cervo feriu-se. O animal ferido saiu correndo para uma fonte de água, onde se curou dos ferimentos e fugiu. Surpreendido por um evento como esse, o rei ordenou a construção de uma cidade no local. O nome de Tbilisi (ou Tiflis) vem do georgiano "Tbili", que significa "quente", por causa das fontes de enxofre quente em seu território.
Clima

O clima de Tbilisi pode ser classificado moderadamente como subtropical húmido. O clima da cidade é influenciado tanto pela seca, proveniente das massas de ar da Ásia Central, quanto pelas massas de ar oriundas do Mar Negro, a partir do oeste. Tbilisi tem Invernos relativamente frios e Verões quentes. Devido aos limites da cidade com cadeias de montanhas e a proximidade de grandes massas de água (mar Negro e Cáspio), além do fato de que a maior cordilheira do Cáucaso bloqueia a intrusão de massas de ar frio da Rússia, Tbilisi tem um micro-clima relativamente ameno em comparação com outras cidades que possuem um clima semelhante continental ao longo das mesmas latitudes.
A arquitetura da cidade é uma mistura de influência local (georgiana) com fortes influências bizantinas, europeias-orientais e Neoclássico russo, além de estilos arquitectónicos do Oriente Médio.

As regiões mais antigas da cidade, incluindo a Abanot-Ubani, Avlabari e, até certo ponto, o distrito de Sololaki, tem claramente um olhar arquitectónico georgiano tradicional com influências do Oriente Médio. As áreas de Tbilisi, que foram construídas principalmente no século XIX possuem um olhar contrastante com o estilo neoclássico europeu e russo.
O início do século XX foi marcado por uma revitalização arquitectónica, nomeadamente, com um estilo Art nouveau. Com o estabelecimento do governo comunista, este estilo foi decretado como burguês e muito negligenciado. Um exemplo da arquitetura clássica soviética na Geórgia foi o Instituto Marx, Engels e Lenin, também conhecido pela sigla Imeli, construído em 1938.

Boa Viagem,
EasyWave.
Comments