top of page

Copenhaga

  • Foto do escritor: EasyWave
    EasyWave
  • 26 de dez. de 2019
  • 3 min de leitura

Copenhaga, que significa "porto do mercador", é a capital e maior cidade da Dinamarca, com uma população urbana de cerca de 1 213 822 habitantes. Copenhaga situa-se nas ilhas da Zelândia e Amager.



Copenhaga passou por uma forte transformação cultural que a colocou na lista dos destinos culturais e artísticos mais procurados, junto com Amesterdão e Barcelona.[24] Este crescimento no âmbito cultural é resultado de investimentos pesados na melhoria da infraestrutura e na cultura dinamarquesa, além da valorização dos arquitetos dinamarqueses na arquitetura mundial. Copenhaga também acolheu o pintor Paul Gauguin.


Museus


A cidade de Copenhaga possui uma grande variedade de museus a nível internacional. O Museu Nacional da Dinamarca (Nationalmuseet) é o maior museu de arqueologia e história natural do país. O Museu Nacional de Arte da Dinamarca também é destacado no âmbito de história da arte e abriga obras nacionais e internacionais que datam desde o início do século XII.


Drama, Dança e Música


Na música, destaca-se o Koncerthuset (Copenhagen Concert Hall). Projetado por Jean Nouvel, esta estrutura gigantesca possui quatro salas além do auditório principal com capacidade para 1800 pessoas. O Copenhagen Concert Hall abriga a Orquestra Sinfónica Nacional da Dinamarca e é considerado, junto com o Walt Disney Concert Hall de Los Angeles, o auditório mais caro já construído.



A Casa de Ópera de Copenhaga, inaugurada em 2005 através dos projetos de Henning Larsen, é a casa da Ópera Nacional da Dinamarca e figura entre as casas de ópera mais modernas do mundo. O também arrojado Skuespilhuset inaugurado em 2008 é um premiado edifício, notável por sua arquitetura, situado em frente ao porto, no centro da cidade. Ele foi criado como um local especialmente dedicado a atuações dramáticas, comédias e recitais.


Já o antigo Teatro Real da Dinamarca que data de 1748 ainda funciona como um cenário suplementar ao circuito de espetáculos na cidade. O Teatro Real é também a casa do Balé Real Dinamarquês. Fundado em 1748, juntamente com o teatro, figura entre uma das mais antigas companhias de balé da Europa. E ainda é casa para o Método Bournonville de aprendizagem de balé clássico criado por Auguste Bournonville.


Restaurantes e cafés


O primeiro café inaugurado em Copenhaga foi o do tradicional Hotel D'Angleterre em 1831, no entanto a cultura de cafés espalhados por toda cidade só deu inicio no ano de 1976, com a abertura do Café Sommersko. Atualmente, existem cerca de 300 cafés espalhados por toda a cidade principalmente nos distritos de Indre By, Østerbro e Vesterbro, onde há uma grande concentração deles.


A partir do início do século XXI, vários dos restaurantes em Copenhaga têm sido reconhecidos entre os melhores do mundo. O restaurante Noma, que detém duas estrelas no Guia Michelin (2007-12), foi eleito o melhor restaurante do mundo por três vezes. A cidade ainda tem mais 11 de seus restaurantes com uma estrela no aclamado guia, o que faz de Copenhaga a cidade nórdica com o maior acumulo de estrelas por vários anos.



Fazem parte, da cultura da cidade, os pølsevogn (carrinhos de cachorro-quente), que têm sido tradicionalmente os locais favoritos para fast food, mas que, agora, enfrentam grande concorrência por parte de hamburguerias, pizzarias, sushi-bares, entre outros.


Copenhaga é também a capital onde o alimento orgânico tem a maior quota de mercado a nível mundial. Uma em cada dez compras é de comida orgânica. Um dos objetivos do governo municipal é que até 90% da comida servida em casas de repouso e instituições municipais sejam de origem orgânica.


Pontos turísticos

  • Strøget

  • A Pequena Sereia ou Sereiazinha

  • Casa de Ópera de Copenhague

  • Castelo Rosenborg

  • Christiania

  • Jardins de Tivoli

  • Ny Carlsberg Glyptotek

  • Nyhavn

  • Palácio de Amalienborg

  • Palácio de Christiansborg

  • Rundetårn

  • Zoológico de Copenhague



Boa Viagem,

EasyWave.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page